PECA Santa Casa

PECA   |   FCMSCSP

Projeto Expedições Científicas Assistenciais

PECA, um programa independente de extensão acadêmica 100% idealizado, produzido e realizado por alunas/os da FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO, com apoio dos corpos docente e institucional da faculdade.

Uma vez ao ano, nas férias de janeiro, enquanto a maioria dos universitários curte o verão, mais de 100 estudantes de Ciências Médicas se reúnem com o propósito de estudar na prática a futura profissão. Não em uma sala de aula, mas em campo; atendendo problemas reais de gente de verdade, que o sistema público de saúde de cidades do interior do estado de São Paulo não dá conta de atender. Professores e médicos residentes dão total apoio aos novatos, que se desdobram desde meses antes para organizar todos os preparativos da caravana. A cada ano cerca de 5 ônibus levam não só os estudantes-voluntários, mas também o aparato completo de materiais e equipamentos para montar as estruturas de atendimento.

Em parcerias com cada município visitado, salas de aula, pátios e corredores de escolas públicas, vazias pelas férias escolares, são transformadas em verdadeiros ambulatórios. E ali, durante 7 dias, alunos e pacientes vivenciam juntos, cada um a sua maneira, o que tanto querem ou precisam. Formação humana no mais alto grau e que vai além de um assistencialismo ou de uma solidariedade temporária.

Pessoas com experiências e trajetórias tão distintas, mas cujas vidas, ao se encontrarem, tanto contribuem umas com as outras. Sim, os cuidados são mútuos! Escuta, atenção, atendimento, conhecimentos e orientações; que são retribuídos não só com as mil maneiras que os pacientes encontram para agradecer aos alunos. Mas principalmente pelo sentimento que fica nos jovens doutores/as em formação, de que eles também precisam de cuidados – dos outros e próprios.

Nas áreas da saúde, cooperação e ajuda mútua são fundamentais desde sempre! Entre todos.


Dentre as 15 edições já realizadas pelo programa, nós documentamos até o momento 4 edições do PECA. E para a F14 Fotografia todas significaram muito mais que apenas um trabalho contratado. Aqui abaixo contamos com bastante detalhe como propusemos, produzimos e apresentamos cada uma dessas 4 documentações.

[ A ]   |   PECA: o que é, o que realiza, por onde já passou

#1   |   2013, São Sebastião | SP [ relato fotográfico ]
#2   |   2017, Limeira | SP [ relato fotográfico ]
#3   |   2018, Araraquara | SP [ relato fotográfico ]
#4   |   2019, Araraquara | SP [ relato fotográfico ]


 

[ A ]  PECA: o que é, o que realiza, por onde já passou

fonte infos : site institucional PECA

O que é o PECA ?

O Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é um programa de extensão universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) que pretende estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Instituição. Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.

Durante o PECA, os estudantes têm contato com o ambiente multidisciplinar de atendimento integral ao paciente, contando com a participação de diversos profissionais de saúde em busca do melhor atendimento possível à população local. Esse ambiente facilita a identificação dos agravos de saúde dos indivíduos, permitindo a orientação sobre condutas preventivas e até mesmo o tratamento de algumas doenças. Com essa forma de atendimento, estimula-se, também, o aprendizado dos estudantes de uma forma prática e dinâmica.

Os acadêmicos participantes cedem gentilmente uma semana de suas férias de janeiro para tornar o PECA uma realidade e passam previamente por um curso introdutório a fim de estarem preparados para a dinâmica dos atendimentos e ter conhecimento prévio das doenças mais prevalentes na região.

A cada expedição, todos os envolvidos nessa iniciativa retornam com novas experiências, conhecimentos e com a sensação de que mais uma vez o objetivo foi cumprido.

O que realiza ?

Em janeiro de 2004, os acadêmicos de Medicina da FCMSCSP criaram um projeto de extensão universitária que passou a ser conhecido como Programa Expedições Científicas Assistenciais (PECA). Os alunos pioneiros notaram a necessidade de se ampliar a medicina preventiva e de se promover o atendimento básico de saúde no país.

A partir desse princípio, uniram a oportunidade de expandirem seus conhecimentos médicos à diversidade cultural e social dos locais escolhidos para atendimento. Residentes, médicos e docentes apoiaram esses alunos e, ano após ano, essa equipe vem sendo ampliada, abrangendo, hoje, os acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia, seus professores, e diversos outros profissionais da área da saúde, constituindo um corpo multidisciplinar eficiente.

Diante dos desafios do novo ambiente de trabalho, em que as realidades socioeconômicas e culturais são diferentes dos grandes centros urbanos e as condições de atendimento nem sempre são as ideais, observa-se que exames laboratoriais e de última geração dão lugar à soberania do bom exame clínico. Além disso, os alunos possuem o compromisso de atender integralmente o paciente e a responsabilidade de investigar todas as suas queixas.

O Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é organizado por alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Os estudantes constituem uma Comissão Organizadora que tem renovação anual e é formada por acadêmicos do 3° ano do curso de Graduação em Medicina, junto aos acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia.

Para a execução da iniciativa, o Projeto conta com alunos de todos os anos da Faculdade, inclusive internos interessados no apoio assistencial e no auxílio ao ensino das turmas mais novas. A fim de complementar o atendimento e alcançar o sucesso dessa iniciativa, o PECA conta ainda com residentes, médicos assistentes, professores, chefes de departamento e profissionais formados nas mais diversas áreas e especialidades.

Os departamentos médicos do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo também oferecem apoio para a realização do PECA, como é o caso da Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Urologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Neurologia, Otorrinolaringologia (clínica e cirúrgica), Ortopedia, Oftalmologia, Geriatria, Dermatologia, Radiologia, Acupuntura, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Serviço Social. Há ainda a fundamental participação de outras instituições convidadas que oferecem especialidades como Psicologia, Nutrição e Odontologia.

A cidade que recebe o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é escolhida a partir da análise de indicadores de cobertura que incluem número de consultas médicas e de internações hospitalares por habitante, cobertura vacinal, avaliação da rede de saneamento básico, condições de moradia, demandas cirúrgicas, entre outros. Populações de Santo Anastácio, Narandiba, Ituverava, Itapeva, Votuporanga, São Sebastião, Palmital, Limeira e Araraquara já foram contempladas com a visita dos alunos deste Projeto, que geralmente atuam por dois anos consecutivos em cada localidade, com a proposta de, no segundo ano, suprir eventuais deficiências do primeiro e avaliar qual foi o impacto de suas atividades para com a população.

Durante o ano que antecede as atividades práticas de cada edição do PECA, uma comissão de alunos, aliada ao professor-coordenador, tem a missão de agregar todos os interessados, organizar o plano de atendimento que será desenvolvido no local escolhido, manter contato com alguma autoridade local que conheça as necessidades da região, conseguir parceiros e patrocínio e promover a capacitação dos alunos, entre outras funções. Ao longo desse período, a iniciativa é organizada com a Prefeitura da cidade escolhida, tendo a parceria com o hospital Santa Casa da localidade a ser visitada, para o auxílio cirúrgico, com o trabalho de agentes de saúde, visando o pleno atendimento da população, contando ainda com o suporte de outros profissionais da região.

Por onde já passou ?

O Projeto já ocorreu nas cidades de Sandovalina (2005), Santo Anastácio e Narandiba (2006), Ituverava (2007 e 2008), Itapeva (2009 e 2010), Votuporanga (2011 e 2012), São Sebastião (2013 e 2014), Palmital (2015 e 2016), Limeira (2017) e Araraquara (2018 e 2019).

 

Confira RELATOS e IMAGENS de cada uma das 4 edições que F14 FOTOGRAFIA registrou :

#1   |   2013, São Sebastião | SP [ relato fotográfico ]
#2   |   2017, Limeira | SP [ relato fotográfico ]
#3   |   2018, Araraquara | SP [ relato fotográfico ]
#4   |   2019, Araraquara | SP [ relato fotográfico ]


PECA é um projeto de extensão acadêmica dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP

Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 – São Paulo/SP , CEP 01221-020 – tel +55 11 3367-7700

visite também o site institucional do PECA

 

© F14 Fotografia 2010 – 2020