Ateliê de costura – Dona Cida

ATELIÊ DE COSTURA – Dona Cida
13 nov 2020 – Perdizes
Zona Oeste, São Paulo
 
[ viabilizada por FINANCIADOR ANJO ]
Quanto mais eu costuro, mais eu quero !
Dona Cida chegou a São Paulo já casada e com filho em 1965, e logo se estabeleceu na indústria da moda. Mas tinha sido sua mãe, modista em Maceió, quem primeiro havia lhe ensinado as primeiras habilidades com linhas e agulhas.
 
Para conseguir trabalhar na indústria e no comércio da moda aqui na cidade, Dona Cida tratou logo de formalizar os conhecimentos e práticas que trazia consigo: matriculou-se numa escola de moda. E a partir daí, ao longo desses 55 anos, passou por inúmeras experiências em fábricas e em lojas. Ela não titubeia em dizer que aprendeu muita coisa – da profissão e da vida – e que mesmo alguns percalços eventualmente vividos não tiram a satisfação de, na idade que tem, tocar diariamente o pequeno ateliê que mantém na sala da casa onde mora.
 
Grande parte dos serviços hoje em dia são pequenos consertos em peças levadas pela clientela fiel que a acompanha onde esteja – foram 4 mudanças de endereço nos últimos 10 anos, sempre no mesmo bairro. E nem isso a faz parar de planejar os novos passos que a ajudem a equilibrar melhor o atendimento dos serviços de consertos em geral com o quê ela mais sonha: fazer moda !
 
Quer que eu faça uma roupa para alguém ? Eu faço ! Tiro as medidas, faço a modelagem, corto no tecido e faço a roupa. Atualmente estou fazendo mais é conserto; de vez em quando uma roupinha, alguma coisa. Tudo que aparece, eu faço: barra de calça, conserto, costura, roupinha de cachorro, capa de almofada… Apareceu costura, eu sei fazer. Até cortina! Quanto mais eu costuro, mais eu quero! Eu faço um monte de coisa, eu gosto de costurar! Essas coisas de criar eu gosto muito! Uma saia, uma moda, uma bolsa, … Andei fazendo roupinha de cachorro; já saíram todas, não sobrou nenhuma! Tudo forrado, bem feitinho, com zíper. Não é porque é serviço meu não, mas é bem feito mesmo! Tudo que eu faço aqui, eu vendo!
Dom, estratégia e dificuldades
Dona Cida diz que gostaria de conseguir dar mais vazão às suas criações, os produtos que faz de sua própria cabeça e criatividade. Agradece a saúde e a disposição que a permitem ser ativa e propositiva, mas diz que falta um elemento fundamental.
 
Sinto que tenho plena capacidade de produzir mais coisas desse tipo de criação minha, do que só os pequenos consertos. O que tá faltando aqui é dinheiro para comprar tecidos e outros materiais para fazer as criações que eu tenho na cabeça. Muita coisa mesmo ! A costura é uma coisa interessante demais ! Tudo que aparece na minha vida, de coisa de costura, eu não digo que não sei fazer; porque eu sei. Às vezes dou uma erradinha, mas aí faço outra modelagem, dou um jeito, mas a peça sai.
 
Ela tem consciência de que é no relacionamento com as pessoas que está a maior possibilidade de espalhar e escoar o que cria e produz. Pessoa a pessoa que entra em seu ateliê ela dá um jeitinho de entender o que gosta, o que precisa, para então ver de oferecer algo que guarda em suas prateleiras.
 
É pela reação das pessoas à medida que eu vou mostrando as coisinhas que eu faço que eu percebo se elas gostaram ou não. É experiência e intuição. E uma sorte também, pois até de perna de calça jeans cortada eu bolo uma bolsa; e tudo que eu faço as pessoas gostam. Acho que é um dom isso, né?
 
Costura de consertos não tá dando muito, segundo ela conta. E que se estivesse em outra condição que a permitisse investir em compra de tecidos para criar seus produtos sabendo que aquele dinheiro não iria faltar para coisas básicas da vida (aluguel comida e remédio), acha que seria só uma questão de organização de tempo para o equilíbrio que tanto sonha para seu ateliê: separar uns 2 ou 3 dias para fazer os serviços comuns de conserto e costura, e uns 2 ou 3 dias para fazer as criações de tudo isso novo.
 
O dinheiro é que tá pouco para botar o negocinho aqui para frente.
___________
ATELIÊ DE COSTURA
Dona Cida
Costura sob medida e consertos em geral
 
Perdizes / Zona Oeste, São Paulo
tel: (11) 3873-3054
EMPATIA, SENSIBILIZAÇÃO E FAZER JUNTOS : 
Entre em contato se você quiser / puder contribuir em pequenas ações estratégicas que estão sendo boladas com / para a Dona Cida.
email para: [email protected]
ação-trabalho FORTALECE MEI
Protótipo de plano de apoio para empreendedores individuais, profissionais autônomos, ofícios especializados, micros e pequenos negócios independentes.
 
Iniciativa independente F14 Fotografia
DESEJA PARTICIPAR ?  QUER INDICAR ALGUÉM ?  PODE FINANCIAR ALGUÉM ?
 
REALIZADAS: 13 nov _ Dona Cida, costureira
EM BREVE: 20, 27 nov 2020 /// 4, 11, 18 dez 2020 /// 15, 22, 29 jan 2021